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O primeiro contato do usurio ou seu cliente na edificao no BALCO DE ATENDIMENTO. E a melhor forma de desejar BOAS VINDAS deix-lo acessvel.


Na maioria das vezes, o balco o primeiro ponto de contato da pessoa com deficincia com os servios oferecidos na edificao e um balco que no acessvel cria simultaneamente os dois tipos de barreiras, fsica e de atitude, impedindo a plena e efetiva participao das pessoas na sociedade em igualdade de oportunidade.


Devemos garantir a circulao livre para a pessoa chegar at o balco e um espao na frente do balco que permite um giro de no mnimo cento e oitenta graus, ou seja, um espao de no mnimo um metro e vinte centmetros por um metro e cinquenta centmetros para a aproximao da pessoa (independente de sua deficincia), na frente do balco.


O balco de atendimento deve fazer parte da rota acessvel da edificao e na frente do balco devemos garantir a aproximao e o giro na frente do balco.


Penso ser importante lembrar que, conforme a Conveno dos Direitos da Pessoa com Deficincia, temos dois tipos de barreiras que impedem a plena e efetiva participao das pessoas na sociedade em igualdade de oportunidades, as barreiras fsicas e as barreiras de atitude.


Podemos resumir aqui como barreira fsica todo o elemento arquitetnico ou urbanstico e at mesmo o mobilirio no ambiente que de alguma forma impede o acesso e o uso das pessoas com autonomia, conforto e segurana.


E podemos entender aqui como barreira de atitude, ou barreira atitudinal, todo e qualquer comportamento preconceituoso que dificulta o relacionamento, o convvio e a oferta de servios para as pessoas com deficincia, sendo esses comportamentos intencionais ou no.


A Norma tcnica de acessibilidade classifica os balces na edificao em duas categorias, podendo ser de informao ou de atendimento e cada um deles tem funes e caractersticas tcnicas diferentes.


Vamos imaginar por exemplo que voc deseja realizar um exame mdico em um hospital, ou um outro exemplo, que voc deseja conversar pessoalmente com o gerente em uma agncia bancria. 


Em ambos os casos, ao chegar na edificao, voc ser recepcionado(a) em um primeiro ambiente para apresentar o seu pedido e receber a informao de onde e quando o atendimento ser realizado e neste primeiro momento provavelmente haver um balco para voc se dirigir at ele e fazer o seu pedido ao funcionrio.


Em seguida ser chamado(a) para se dirigir at outro ambiente onde haver um outro balco para receber o atendimento desejado.


Observe que neste exemplo tivemos duas atividades distintas, ou seja, uma atividade de apresentar uma informao e uma outra atividade de realizar o atendimento. A norma tcnica de acessibilidade entende que para cada uma dessas atividades as caractersticas tcnicas do balco podem ser diferentes.


A norma tcnica de acessibilidade entende que a informao pode ser oferecida s pessoas mesmo que as pessoas estejam de lado para o atendente, sem a necessidade do usurio e o atendente estarem de frente um para o outro. A isso a norma tcnica classifica como aproximao lateral.


J quando h um atendimento em que o usurio ir preencher um formulrio, fazer um pagamento ou receber um documento das mos do atendente, a norma tcnica entende que o usurio e o atendente devem estar de frente um para o outro, ou seja, na chamada aproximao frontal.


Significa dizer que o segundo item definir qual o servio que ser oferecido no balco e se este balco ser de atendimento ou de informao para saber se ele ter uma aproximao frontal ou lateral, respectivamente.









Agora vamos definir as caractersticas tcnicas de um balco de informao em que possvel ter a aproximao lateral e para isso devemos garantir:





Em ambos os casos, tanto no balco de atendimento quanto no balco de informao devemos instalar a sinalizao, considerando a instalao de uma placa (ou adesivo) com o Smbolo Internacional de Acesso com tamanho mnimo de quinze centmetros por quinze centmetros, conforme indicado na letra ?g? do captulo 5.3.2.2 da NBR 9050 de 2020, a saber:


?Esta sinalizao deve ser afixada em local visvel ao pblico, sendo utilizada principalmente nos seguintes locais, quando acessveis:

? g) equipamentos e mobilirios preferenciais para o uso de pessoas com deficincia??


 

O item nmero cinco para garantir a acessibilidade nos balces das edificaes diz respeito ao chamado Princpio dos Dois Sentidos, definido no Captulo 5.1.1 da NBR 9050 de 2020 dizendo que:


?As informaes devem ser completas, precisas e claras. Devem ser dispostas segundo o critrio de transmisso e o princpio dos dois sentidos.?


Significa que toda informao, toda placa ou toda a sinalizao deve ser realizada obrigatoriamente atravs do uso de no mnimo duas maneiras, podendo ser visual e ttil ou visual e sonora. Por exemplo, o painel de chamada, muitas vezes realizado por um televisor indicando o nmero da senha e o balco de atendimento, alm de apresentar a sinalizao visual, tambm dever apresentar a sinalizao sonora.


Significa tambm que toda placa instalada no balco de atendimento ou de informao deve apresentar a sinalizao visual e ttil, incluindo o texto em Braille. 


E lembre-se de manter uma boa iluminao no balco.



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Parabns, e com esses itens de adaptao dos balces voc estar garantindo a igualdade de oportunidade entre todas as pessoas, com um atendimento adequado, acessvel, livre de barreiras fsicas e livre de barreiras atitudinais maior quantidade possvel de pessoas.


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